Telefone (48) 3626-9658
Cartões

Facebook
Twitter
Youtube

Notícias

Fique por dentro dos principais acontecimentos que envolvem a nossa empresa, e também notícias da área em que atuamos.

E assim, nasceu o Pebolim: conheça as origens do futebol de mesa.

11/06/2013

Futebol de mesa, popularmente conhecido como totó, pebolim, fla-flu, matraquilhos, matrecos ou perceberitos, é um jogo inspirado no futebol, que consiste em manipular bonecos presos a manetes, possibilitando "jogar futebol" numa mesa..


Em 1936 aos 17 anos Alexandre Finisterre foi ferido durante a Guerra Civil Espanhola seus ferimentos eram graves e foi levado ao hospital em Monserrat enquanto ficou internado conheceu muitas jovens também feridos como ele e impossibilitados de jogar futebol, então ele se inspirou no tênis de mesa e criou o futebol de mesa.

Alexandre confiou ao grande amigo carpinteiro, nascido no País Basco, Francisco Xavier Altuna, a construir a mesa e os componentes de madeira e metal que integram o jogo conforme suas orientações.

Não pode vender a nível industrial, pois as fábricas de jogos estavam a fabricar armas de verdade para guerra, assim patenteou a invenção em Barcelona em 1937.

Após escapar do fascismo na França, Finisterre perdeu os papéis da patente. Depois de ter sido exilado para a América do Sul, introduziu algumas alterações, como as barras de aço, e divulgou o jogo pelo continente.

O jogo rapidamente divulgou-se pela Europa. Tanto que, na década de 1960, quando Alexandre Finisterre regressou à Espanha, o jogo encontrava-se já largamente divulgado, embora muito do crédito desta divulgação se deva ao fato dos fabricantes valencianos o assumirem como jogo nacional.

Contudo, essa versão da origem do futebol de mesa é contestada pelos alemães, que garantem que o jogo foi criado por Broto Wachter, que teria comercializado uma mesa de futebol já em 1930. A diferença é que todos os objetos eram de madeira, incluindo as barras, e os "jogadores" não tinham forma de bonecos, sendo pequenos triângulos.

Hoje em dia, o futebol de mesa é muito popular e as mesas mais modernas possuem barras de titânio, bonecos de plástico e até placar eletrônico.


Fonte: wikipedia.org



Outras notícias


Todas as notícias

Bilhares União
Rua Januário Correia Bittencourt 287
Tubarão/SC - Paralela à BR 101
Telefone: +55 (48) 3626-9658

Acesse nossa página no Facebook
Acesse nosso Twitter
Acesse nosso canal no Youtube
Tecmedia

© 2012 - Todos os direitos reservados - Bilhares União