Telefone (48) 3626-9658
Cartões

Facebook
Twitter
Youtube

Notícias

Fique por dentro dos principais acontecimentos que envolvem a nossa empresa, e também notícias da área em que atuamos.

Vida e obra de Agnes Davies: a pioneira do bilhar feminino.

26/07/2013

Agnes começou a suas primeiras jogadas no salão de jogos do pai. O casamento e maternidade a afastaram da mesa por 30 anos. Mas depois da morte de seu marido foi no bilhar que ela encontrou a terapia para até o fim da sua vida..


Agnes Davies, que morreu aos 90 anos, deixando um filho, Eiddon, dois netos e cinco bisnetos. Foi uma das pioneiras do bilhar feminino cuja carreira competitiva durou 64 anos. Ela nasceu em Saron, em 1920. Sua habilidade para jogos de bilhar começou quando seu pai, um mineiro, contraiu uma doença pulmonar e foi forçado a parar de trabalhar no poço da mina, ele usou seu dinheiro da indenização para abrir um salão de snooker. Agnes imediatamente começou a mostrar sua aptidão para o jogo e aos 17 anos, em sua primeira tentativa, ganhou o campeonato amador das mulheres sem perder nenhuma jogada.

Jogando para Saron sua cidade natal, ela encontrou algumas dificuldades pelo fato de ser mulher. Ela relembra: "O comitê de um clube de homens não me deixaram entrar". Em geral neste aspecto Agnes achava que os jogos das mulheres sofriam de comparação implacável com os dos homens.

Em 1940 Agnes se casou com Dick Davies e passou a usar seu nome de casada Agnes Davies. Aos 29 anos, ela ganhou o título profissional das mulheres, efetivamente um título mundial, na casa de jogos profissional, a Leicester Square salão de Londres.

Em 1978 ela ganhou o título snooker, pela Associação das Mulheres (WBA).

Em 1976 de férias Agnes visita Gales, com o braço esquerdo engessado, ela venceu uma partida contra Roger Brown um amador de Lodres, ele foi questionado sobre sua partida com Agnes e enfatizou: “Eu acabei de perder para uma vovó com o braço quebrado”, foi sua resposta.

Sua maior decepção em competições foi quando, aos 60 anos, Agnes chegou à final do Campeonato Open World sendo uma das jogadoras oficiais, patrocinadas pela Guinness, mas, perdeu o título para a australiana Lesley McIlrath. Sua redenção veio em 1982, quando ela superou seus padrões de jogo e venceu o Pontin's Ladies Bowl, campeonato realizado em Prestatyn, cidade litorânea do Reino Unido.

Ela descobriu que o jogo a ajudou a superar a morte de seu marido em 1996. Ela insistiu: "Eu quero continuar jogando enquanto eu puder. É muito boa terapia. Há muita flexão, movendo seus braços e seus olhos, e você tem que mudar sua mente”.


Fonte: guardian.co.uk



Outras notícias


Todas as notícias

Bilhares União
Rua Januário Correia Bittencourt 287
Tubarão/SC - Paralela à BR 101
Telefone: +55 (48) 3626-9658

Acesse nossa página no Facebook
Acesse nosso Twitter
Acesse nosso canal no Youtube
Tecmedia

© 2012 - Todos os direitos reservados - Bilhares União